O Globo On Line
Data : Segunda-feira, 24 de junho de 2002
www.oglobo.com.br


Rotina de Istambul muda com o sucesso turco
Gina de Azevedo Marques
correspondente do jornal O Globo em Roma

ISTAMBUL, Turquia. Os turcos prometem se vingar da seleção brasileira e querem encontrar a Alemanha na final. No início da Copa do Mundo dificilmente se viam manifestações pelas ruas. Mas a classificação para a semifinal acendeu o sentimento nacional. As cidades estão repletas de bandeiras e já não se encontram roupas vermelhas nas lojas. A Turquia comemorou a vitória contra o Senegal com fogos de artificio, como se tivesse ganhado a Copa. No aeroporto, a canção da seleção era repetida em alto volume.

— Desta vez é para valer, vai ser uma vitória esmagadora com o mínimo de cinco gols para a Turquia. A seleção brasileira não vai mais entrar com 12 jogadores em campo, pois na primeira partida o árbitro coreano jogava com o Brasil — comenta o motorista de táxi Mehmet, que pôs uma enorme bandeira amarrada no porta-malas do seu carro.

Gasolina subiu, mas ninguém reclamou

O governo turco aproveitou para aumentar 4% o preço da gasolina e ninguém protestou, nem Mehmet. A alegria contagiou a todos.

— A gente tinha esquecido de sorrir e hoje todos dão risada. O futebol é capaz de unir pessoas de diferentes classes sociais — conta Ersin Kalkan, editorialista do jornal Hurriyet.

Segundo o jornalista, a reação no início da Copa era tímida porque os turcos acreditavam mais nos times locais do que na seleção. Agora eles se uniram em torno do símbolo nacional, deixando de lado as rivalidades internas.

— A Alemanha é o país com a maior colônia de imigrantes turcos da Europa, cerca de três milhões. Muitos são considerados pelos alemães como mão-de-obra de raça inferior. Encontrar e vencer a Alemanha seria como conquistar o respeito — antevê Kalkan.

De acordo com o jornalista, o futebol tem efeitos psicológicos e econômicos positivos. As pessoas trabalham mais e aumenta o consumo. Considerando que a Turquia tem uma inflação estimada em 85% ao ano, e cuja maioria da população vive com salário mínimo de US$ 180, a vitória da seleção representa uma virada, especialmente cultural.

— A cultura turca é pouco conhecida no exterior e, às vezes, mal divulgada. Com estas vitórias, muita gente ficou curiosa para conhecer o nosso país. Assim podem perceber que a Turquia é um país de grande riqueza cultural — diz Nurdogan Senguler, especialista em costumes do país.

 

Home Tours Payment&Conditions Services&Organisations About Us Contact Us What's New Press

Les Arts Turcs Tours :Incili Cavus Sok.No:37/3  Alemdar Mah.Behind of Underground Cistern(Yerebatan Sarayi arkasi) Sultanahmet Istanbul/TURKEY
                                                                                     Tel:    90 [212] 511 21 98 - 511 21 98
                                                                                    Fax:   
90 [212] 527 68 59 - 638 76 06
                                                                                e-mail:    [email protected]
                                                                                   web:    www.lesartsturcs.com